Dr. Weigert aposta em muting sem sensores para economizar espaço

Assumindo a responsabilidade - pela higiene, segurança e relação com o nosso ambiente

Assumindo a responsabilidade - Esta é a filosofia da empresa Dr. Weigert, desenvolvedora e fabricante de produtos de limpeza e desinfecção em Hamburgo. Isso inclui não apenas a responsabilidade pela higiene e pela relação com o nosso ambiente, mas também a proteção de seus funcionários contra processos perigosos logísticos e de fabricação.

Assumir a responsabilidade começa com a seleção dos parceiros

«Proteger o homem e a máquina contra processos perigosos logísticos e de fabricação faz parte das prioridades máximas da Dr. Weigert, junto com assumir a responsabilidade pela higiene e pela relação com o nosso ambiente», diz Dirk Böttger, que trabalha há 16 anos na Dr. Weigert. O engenheiro de processos formado e hoje gerente adjunto de operações da empresa está perfeitamente ciente do risco de segurança em processos automatizados rápidos, como por exemplo, na área da envolvedora de filme stretch e do portão corrediço. Para ele, a seleção de parceiros de confiança é indispensável. Com isso ele quer dizer, por um lado, a empresa Industrieautomation Dirk Hähner, que ele elogia pelo acompanhamento contínuo e competente do projeto, desde o planejamento até o comissionamento, passando pela montagem. Por outro lado, a Leuze electronic, fabricante de seus dispositivos de proteção MLD e MLC para a proteção da entrada e saída de material na área da envolvedora de filme stretch e do portão corrediço, que operam sem interferências e permitem um alta disponibilidade da instalação.

Da embalagem primária para a embalagem secundária

O processo de fluxo de material completo, desde a entrada na envolvedora de filme stretch até a saída desta e, depois, a passagem pelo portão corrediço no caminho para o armazém, é resolvido através de um conceito holístico seguro de solução de sistema, da Leuze electronic. «Além da qualidade comprovada de sua tecnologia de segurança, apreciamos particularmente o aconselhamento competente, o suporte rápido e as distâncias curtas – é por isso que gostamos de integrar os componentes de segurança da Leuze electronic em nossos conceitos de segurança», explica Dirk Hähner, Managing Director da empresa Industrieautomation Dirk Hähner. Especialmente quando se trata de resolver uma tarefa complicada em uma aplicação especial, a Leuze electronic tem frequentemente soluções flexíveis e inteligentes, que se destacam dos conceitos de segurança convencionais. «Nós prometemos a nossos clientes Smart Sensor Business 4.0 – não se trata aqui de uma expressão de marketing ou slogan publicitário, mas antes de uma promessa que nós, sensor people, fazemos aos clientes», declara Frank Bröcker, Sales Manager há 10 anos na região de Hamburgo, na Alemanha. A intenção é proporcionar aos clientes um manuseio simples dos produtos que eles usam e, com base nos profundos conhecimentos especializados adquiridos com a experiência de muitos anos no setor, desenvolver com o cliente novas soluções criativas que respondam às suas necessidades específicas.

A exigência concreta: proteção do portão corrediço

Com o comissionamento da nova envolvedora de filme stretch TOSA, o portão corrediço no final do fluxo de material no sentido do armazém também foi substituído por um portão corrediço novo. O portão anterior ainda não estava protegido por nenhuma tecnologia de segurança. No entanto, as novidades introduzidas na diretiva máquinas europeia estabelecem agora obrigatoriamente a inclusão de um sistema de monitoramento de segurança. «A proteção do portão corrediço não foi uma tarefa assim tão simples, pois um muting com sensores era muito difícil de implementar por razões de espaço – e sem um conceito de segurança holístico conclusivo não teríamos recebido o pedido», confessa Dirk Hähner. Um requisito de segurança concreto exigia que o transporte de material passasse a ser realizado de modo seguro na zona de perigo protegida contra acesso não autorizado, bem como no ponto de entrada e saída desta área. Devido ao espaço inexistente na área do portão corrediço, buscou-se uma solução de segurança que ocupasse pouco espaço, que reconhecesse a aproximação de um europalete envolvido com filme na correia transportadora e neutralizasse temporariamente a área de proteção, permitindo, assim, uma passagem sem problemas do bem transportado. No entanto, era importante que a área de proteção fosse neutralizada apenas na aproximação do bem transportado, continuando, assim, a impedir o acesso de pessoas. Até então eram necessários sensores adicionais para a detecção do bem transportado – e, portanto, também para a diferenciação de pessoas.

A solução: Smart Process Gating

Dirk Hähner optou pelo Smart Process Gating, o novo método de muting sem sensores da Leuze electronic, e ficou convencido. Este é um novo método de muting desenvolvido pela Leuze electronic, que dispensa o uso de sensores de muting adicionais para proteger zonas de risco que devem ser protegidas contra acesso não autorizado. O método é baseado na cortina de luz de segurança série MLC do tipo 4 e está integrado na variante MLC 530 SPG. A integração de uma aplicação SPG em uma instalação é considerada como uma solução de sistema tecnicamente segura. Esta é o resultado da interação de uma cortina de luz de segurança, do comando da instalação e, se necessário, de elementos mecânicos. «Para este fim, o construtor de máquinas e sistemas industriais precisa ter competência e experiência em projetos de segurança, bem como o conhecimento das normas internacionais de segurança relevantes», conta Dirk Hähner, proprietário e gerente da empresa Industrieautomation Dirk Hähner. «Por exemplo, a sequência de gating deve ser programada no CLP e a solução de sistema de segurança deve ser criada.»

Vantagens do Smart Process Gating

Dirk Böttger, gerente adjunto de operações na Dr. Weigert manifesta sua satisfação com a opção pelo Smart Process Gating: «Os paletes são transportados sem problemas – mesmo no caso de paletes interrompidos com intervalo entre a carga. O dispositivo de segurança funciona de forma muito confiável. Os custos de instalação e assistência são bastante reduzidos, porque a eliminação de sensores de muting adicionais também dispensa a sua montagem e ajuste.» Como resultado, o sistema pode ser projetado de forma muito compacta e economizando espaço, uma vez que não é preciso deixar nenhum espaço para os sensores de muting na frente/atrás da cortina de luz. O pessoal operador é protegido, e o risco de manipulação indevida também é reduzido. Além disso, há um aspecto muito importante em comparação ao passado: a especificação das cortinas de luz de segurança MLC 530 SPG está em conformidade com as normas internacionais de segurança relevantes.

Sobre as empresas

Dr. Weigert
A empresa de desenvolvimento e fabricação de produtos de limpeza e desinfecção de Hamburgo Dr. Weigert já conta com mais de 100 anos de história sob o lema «O futuro precisa de uma origem». Isto significa não só um compromisso com «made in Germany», mas expressa também a consciência e a aceitação da responsabilidade pela higiene, segurança e a relação com nosso ambiente. A empresa de médio porte é líder em soluções de sistema profissionais para a limpeza e desinfecção mecânicas na área da tecnologia médica e laboratorial, no setor das cozinhas industriais, bem como das indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia.

IDH - Industrieautomation Dirk Hähner
Fundada em 2001, a empresa Industrieautomation Dirk Hähner (IDH) começou sua história, ainda relativamente jovem, na cidade de Netphen como prestadora de serviços para trabalhos de programação e assistência técnica em nome de empresas renomadas de produção e fabricantes de máquinas. Além da construção de controladores e comutadores, o acompanhamento contínuo do projeto, desde o planejamento até a montagem e o comissionamento de sistemas industriais complexos estão entre as principais competências da empresa IDH.


Leuze electronic
A Leuze electronic é um dos líderes mundiais de inovação em sensores óticos, sendo conhecida internacionalmente como o principal fabricante e provedor de soluções na automação elétrica. O foco da empresa está na intralogística e indústria de embalagem, na indústria de máquinas-ferramenta e na indústria automotiva, bem como na tecnologia médica. Da gama de produtos fazem parte sensores de chaveamento e de medição, sistemas de identificação, soluções para o processamento de imagem e a transmissão de dados, bem como componentes e sistemas para a segurança no trabalho. A empresa fundada no ano de 1963, com sede em Owen (Alemanha), dispõe de conhecimento técnico específico das aplicações e uma ampla experiência no setor. Mais de 1000 colaboradores em 22 unidades trabalham com desenvolvimento, produção, vendas e assistência, contando com o suporte de mais de 40 parceiros de distribuição no mundo todo. O «Smart Sensor Business 4.0» da Leuze electronic oferece desenvolvimentos inovadores de produtos, soluções personalizadas e uma extensa oferta de serviços.


Produtos usados

  • Setor/área

  • Natureza da tarefa

  • Aplicação

    Dr. Weigert aposta em muting sem sensores para economizar espaço