Gropper aproveita as vantagens do conceito holístico de segurança

  • Gropper, fábrica em Bissingen

  • Carregamento de caminhões na fábrica em Bissingen

  • Proteção da máquina de paletização

  • Proteção para o transporte com a envolvedora de filme stretch Tosa 124

  • Proteção do movimento de giro da correia transportadora através da série 46B

  • Compensação da altura antes da entrada no armazém refrigerado

A qualidade é o principal fator do sucesso

O fabricante de produtos de laticínios e suco de frutas Gropper, da Bavária, investe na qualidade – não apenas dos seus próprios produtos fabricados e envasados. A empresa também impõe altos padrões de qualidade na seleção de seus parceiros e fornecedores. No caso do monitoramento seguro de processos perigosos, a empresa aposta na Leuze electronic. Neste setor, o fabricante de sensores óticos oferece uma solução de segurança econômica e que ocupa pouco espaço, que atende aos requisitos da diretiva máquinas prescrita.

Qualidade intransigente

A Gropper é sinônimo de alta qualidade – garantida pela empresa, que tem um controle rígido sobre seus produtos e processos na cadeia de refrigeração. A consequência disso: altos padrões e controles permanentes que, por um lado, estão relacionados às altas exigências de higiene da indústria alimentícia, e que, por outro, foram criados pela própria Gropper, principalmente em relação à seleção de seus fornecedores. Aqui, a Gropper aposta na qualidade e em sua experiência de longa data. «Uma alta disponibilidade da instalação, uma alta flexibilidade e uma consultoria de boa qualidade, além de competência em soluções, para o caso de aparecer algum problema, são para nós, além da qualidade e dos próprios produtos e componentes usados, os mais importantes critérios para a seleção de nossos parceiros», diz Stefan Malechowsky, Diretor de projetos de tecnologia de embalagem e enchimento na Gropper em Bissingen, na Bavária.

Soluções personalizadas com exigências diversificadas

A Gropper fabrica produtos derivados do leite e de sucos de frutas, comercializados nas mais variadas empresas de varejo na Europa. Além disso, a Gropper mistura produtos do leite, sucos de frutas e smoothies a partir de diversas receitas, e realiza o envasamento em suas plantas em Bissingen e Stockach. «Tão diversos quanto os requisitos e receitas nos processos de mistura e de enchimento são também os processos de embalagem, aplicação de filme plástico e armazenamento», explica Stefan Malechowsky. Até que os paletes individuais ou também paletes Euro completos contendo diversos produtos possam ser carregados em caminhões, estes produtos permanecem em média de 24 a 28 horas em armazéns verticais refrigerados a 6 °C.

Do enchimento até a paletização

Várias correias transportadoras conduzem os iogurtes, pudins, batidas e smoothies recém-envasados na direção do sistema de paletização. O produtos existem nos mais diversos formatos e tamanhos, podem ser embalados individualmente em recipientes de plástico ou papelão, em garrafas menores ou maiores. Nas correias transportadoras, uma luz vermelha se acende – os sensores da Leuze electronic monitoram o posicionamento e a sincronização dos produtos individuais que se aproximam. O processo fica mais perigoso na máquina de paletização, que agrupa os produtos individuais e os coloca em posição. Devido ao perigo de esmagamento, um total de quatro máquinas de paletização, todas contornadas por cercas de proteção, são protegidas cada uma por duas barreiras de luz segurança MLC da Leuze, a fim de proteger os funcionários que trabalham nesta área contra o movimento perigoso das máquinas de paletização. «A proteção individual deve estar garantida em todos os momentos. Ainda assim, a tecnologia da segurança deve ser econômica, de maneira a não retardar nem prejudicar os processos de produção – apenas em caso de emergência o processo de trabalho deve ser interrompido, causando a parada do sistema», diz Stefan Dicker, Diretor de projetos da IDH. Ele conhece o sistema em todos os detalhes e colocou recentemente as novas envolvedoras de filme stretch da Tosa 124 em operação no local.

Da paletização até a proteção dos paletes

A Gropper teve uma boa experiência em sua segunda fábrica, em Stockach, com a envolvedora de paletes Tosa 126 do fabricante italiano de mesmo nome, que precisa de um tempo de apenas 30 segundos para todo o processo de filmagem, inclusive o tempo de transição para entrada e saída. Como os produtos frescos envasados têm uma temperatura mais fria do que o ambiente e, por isso, iriam «suar», o palete Euro não é completamente envolvido. Como opção, o filme pode ser aplicado apenas na camada mais superior ou então pode ser colocada uma faixa em torno de todo o palete. Dessa maneira, a carga até então instável no palete pode ser estabilizada e protegida, deixando, ao mesmo tempo, que os produtos «respirem». Além disso, o objetivo é atingir uma alta estabilidade no transporte enquanto se garante os menores custos possíveis para a proteção da carga. Um dispositivo totalmente automático de cintagem de paletes garante uma grande estabilidade dos paletes, mantendo-os unidos à mercadoria. A sobreembalagem é aplicada em todo o palete Euro apenas em uma segunda etapa, pouco antes de a mercadoria abandonar o armazém vertical e ser carregada no caminhão.

Desafio duplo para a tecnologia da segurança

A proteção, tanto da própria envolvedora de filme stretch, quanto da saída subsequente, é realizada com barreiras de luz de segurança da Leuze electronic. Uma característica desta aplicação é que a entrada e a saída mínimas prescritas antes e depois da envolvedora, de 2,20 m, não estão disponíveis, existindo apenas a metade do espaço previsto. Além disso, deve ser garantido um movimento de giro na correia transportadora imediatamente em seguida. Estes dois aspectos foram desafios especiais para a Gropper em relação à tecnologia de segurança a ser usada e ao conceito de segurança da IDH. Através do uso de barreiras de luz da Leuze com uma resolução de 14 mm, com a redução simultânea da velocidade da máquina e uma expansão do envoltório na passagem da correia transportadora, a conformidade CE ainda é obtida. Juntamente com a IDH, a Leuze electronic conseguiu solucionar, de maneira flexível e criativa, o problema da falta de espaço para a entrada e saída mínimas prescritas: «Com uma solução de muting que economiza espaço, o que faz com que sejam necessárias apenas duas barreiras de luz, ao invés de quatro», explica Frank Wüster, Technical Sales Manager na Leuze electronic. Também foi encontrada uma solução eficiente para o movimento de tesoura da correia transportadora: os sensores de chaveamento binários da série PRK 46B monitoram o movimento de giro, de maneira a que o palete possa entrar diretamente e sem problemas no armazém refrigerado ou então ser diretamente transportado para o envio, onde um caminhão já aguarda o carregamento.

O percurso até o armazém refrigerado ou até o envio direto

Ainda antes da entrada no armazém vertical refrigerado a seis graus ou do envio direto, a Gropper precisa encarar outro desafio: a área de enchimento e o armazém refrigerado não se encontram no mesmo nível em termos de espaço, ou seja: é preciso ultrapassar um degrau. Para cada palete parcialmente envolto em filme é preciso compensar esta diferença de altura, de cerca de um metro. Então, agora foi instalado mais uma envolvedora de filme stretch imediatamente antes da entrada no armazém refrigerado ou do envio direto. Esta envolvedora também permite à Gropper disponibilidade e flexibilidade máximas. Além da embalagem da mercadoria para envio no palete completo, é possível aplicar faixas e fazer enrolamentos parciais da mercadoria a ser armazenada, em qualquer altura e largura selecionável da carga.

Para Stefan Malechowsky, além da qualidade e da longa vida útil dos sensores Leuze, foram também fatores importantes principalmente a flexibilidade e a criatividade na solução da exigência concreta de aplicação da técnica de segurança. «E, caso venha a acontecer algum problema e o sistema sofra uma parada, a Leuze electronic está por perto, a apenas cerca de uma hora de carro de distância, e pode oferece ajuda rapidamente e de maneira flexível.» Com o Smart Sensor Business 4.0, a Leuze electronic promete a seus clientes, além de um manuseio simples de seus produtos e um know-how profundo e abrangente de aplicações, principalmente uma coisa: um Customer Service inteligente, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no mundo todo. Com um parceiro confiável como a IDH, que coloca o sistema em operação no local e fornece suporte, se alcança uma solução confiável para todos os participantes do projeto.

Sobre as empresas

Gropper
A Molkerei Gropper foi fundada em 1929, em Berg (Donauwörth). Desde 1973, a sede da empresa é em Bissingen. Atualmente a empresa está entre as principais fornecedoras alemãs de marcas comerciais. Hoje em dia, quase todas as grandes empresas comerciais da Europa já estão entre seus clientes. Das principais atividades da empresa fazem parte, além da produção de marcas comerciais, a co-embalagem para empresas de produtos de consumo, bem como a fabricação de produtos da marca Gropper. A gama de produtos da especialista em laticínios vai desde o leite e bebidas derivadas do leite até iogurte, pudim e outras sobremesas, incluindo também bebidas misturadas de café e leite, sucos frescos refrigerados e smoothies. Nos locais de Bissingen e Stockach (Alemanha) a Gropper emprega atualmente mais de 720 funcionários.


IDH - Industrieautomation Dirk Hähner
Fundada em 2001, a empresa Industrieautomation Dirk Hähner (IDH) começou sua história, ainda relativamente jovem, na cidade de Netphen como prestadora de serviços para trabalhos de programação e assistência técnica em nome de empresas renomadas de produção e fabricantes de máquinas. Além da construção de controladores e comutadores, o acompanhamento contínuo do projeto, desde o planejamento até a montagem e o comissionamento de sistemas industriais complexos estão entre as principais competências da empresa IDH.


Leuze electronic
A Leuze electronic é um dos líderes mundiais de inovação em sensores óticos, sendo conhecida internacionalmente como o principal fabricante e provedor de soluções na automação elétrica. O foco da empresa está na intralogística e indústria de embalagem, na indústria de máquinas-ferramenta e na indústria automotiva, bem como na tecnologia médica. Da gama de produtos fazem parte sensores de chaveamento e de medição, sistemas de identificação, soluções para o processamento de imagem e a transmissão de dados, bem como componentes e sistemas para a segurança no trabalho. A empresa fundada no ano de 1963, com sede em Owen (Alemanha), dispõe de conhecimento técnico específico das aplicações e uma ampla experiência no setor. Mais de 1000 colaboradores em 22 unidades trabalham com desenvolvimento, produção, vendas e assistência, contando com o suporte de mais de 40 parceiros de distribuição no mundo todo. O «Smart Sensor Business 4.0» da Leuze electronic oferece desenvolvimentos inovadores de produtos, soluções personalizadas e uma extensa oferta de serviços.

Produtos usados

  • Setor/área

  • Natureza da tarefa

  • Aplicação

    Gropper aproveita as vantagens do conceito holístico de segurança