Bürkert aumenta o grau de automação em sua nova fábrica

  • Muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora estão (da esquerda para a direita): Christian Hausner, Marc Steffen Dahlheimer e Josef Apfelbeck.

  • «O nosso principal objetivo era diminuir os tempos dos processos na montagem, a fim de fortalecer nossa posição competitiva em longo prazo.» Marc Steffen Dahlheimer, Diretor de fábrica da Bürkert.

  • «O nosso foco no projeto estava em nossas principais competências de controle e TI – todos os outros componentes são adquiridos a partir de nossos parceiros, muitos de longa data.» Christian Hausner, Gerente de projetos da SITLog.

  • «Neste projeto podemos ver que uma automação do armazém também faz sentido para pequenas e médias empresas.» Josef Apfelbeck, Key Account Manager Leuze electronic.

  • A partir do armazém automatizado de peças pequenas, recipientes vazios são conduzidos aos locais de trabalho de separação e preparação de pedidos de maneira totalmente automática, onde recebem a mercadoria e são colocados automaticamente no percurso para o envio.

  • A capacidade no armazém de recipientes totalmente automatizado da Bürkert é atualmente de cerca de 27.000 lugares, divididos em três corredores com armazenamento de profundidade dupla.

  • A logística garante o abastecimento dos processos de montagem com peças de maneira totalmente automatizada na Bürkert.

  • No armazém vertical com zonas de pré-armazenamento e área de separação e preparação de pedidos são utilizadas as soluções de produtos BCL 348i, AMS 348i e DDLS 500i da Leuze.

Logística é a nossa vantagem competitiva

Bürkert Fluid Control Systems automatiza o abastecimento da montagem

Com a mudança de sua produção e logística para o novo local «Campus Criesbach», a fabricante de sistemas de Ingelfinger, Bürkert Fluid Control Systems, aumentou visivelmente o grau de automação em seus processos. No projeto para intralogística, planejado e implementado pela SITLog como empreiteira geral, também são utilizados diferentes sensores Leuze.

Foi uma decisão pensando no futuro – e um comprometimento com o local na Alemanha: no final de 2016, a empresa Bürkert Fluid Control Systems colocou em operação a sua nova fábrica no Campus Criesbach, perto da sede da empresa em Ingelfingen. A fabricante de sistemas de medição, controle e regulagem para líquidos e gases investiu um total de 30 milhões de euros na nova construção. «O nosso principal objetivo era diminuir os tempos dos processos na montagem, a fim de fortalecer nossa posição competitiva em longo prazo», explica o Diretor da fábrica, Marc Steffen Dahlheimer. «Por este motivo, nós decidimos aumentar visivelmente o grau de automação na área dos processos logísticos para o abastecimento da montagem e, ao mesmo tempo, manter a flexibilidade na produção.» Ao fazer isso, um dos maiores desafios na operação diária é lidar com a diversidade de variantes. Isso porque a Bürkert fornece, primeiramente, soluções completas para clientes com configurações altamente individualizadas. Para isso é preciso que uma grande variedade de peças diferentes possam ser trazidas de maneira eficiente para a linha de montagem. Para esta produção baseada em encomenda, uma logística automatizada é uma grande vantagem. A empreiteira geral de intralogística SITLog assumiu por conta própria a tecnologia de controle e visualização do sistema. «Através de aquisições, nós realizamos a construção da estrutura de aço para o armazém automatizado de peças pequenas, o sistema mecânico dos transelevadores e da correia transportadora, as portas corta-fogo, a plataforma para a área anterior do armazém automatizado de peças pequenas, o armazém manual de paletes, bem como o fornecimento das mesas de trabalho para as estações de trabalho individuais», explica Christian Hausner, Gerente de projetos da SITLog. O grande desafio foi o gerenciamento dos diversos tipos de recipientes de armazenamento e transporte que a Bürkert já utilizava. «O nosso foco no projeto estava em nossas principais competências de controle e TI – todos os outros componentes são adquiridos a partir de nossos parceiros, muitos de longa data», diz Hausner. «Dessa maneira é fácil obter o melhor desempenho possível para nossos clientes.»

Armazém automatizado de peças pequenas é o núcleo do sistema

A abordagem holística também convenceu a Bürkert. «Nós escolhemos a SITLog porque ela oferece a melhor solução para os requisitos técnicos, como a quantidade e a estrutura dos locais de armazenagem ou a interligação através da tecnologia de transporte», explica Dahlheimer. «Além disso, devido ao envolvimento dos parceiros externos, que trazem um know-how especializado em suas áreas de competência, foi possível realizar uma solução ideal para nós em todos os aspectos.» Isso porque nenhum cliente da Bürkert está disposto a pagar pelo desempenho logístico, mas sim pela qualidade dos produtos e dos serviços prestados. Hoje em dia, o fornecimento rápido e livre de erros é simplesmente um pré-requisito – além de um tempo de entrega padrão garantido de 5 dias, no mundo todo, para produtos do programa principal. «Sem uma logística funcional e eficiente seria impossível conseguir tudo isso e, além disso, o preço dos produtos não seria viável para nossos clientes», diz Dahlheimer. «Por isso, a logística é a nossa vantagem competitiva.» A capacidade no novo armazém de recipientes totalmente automatizado da Bürkert é de cerca de 27.000 lugares, divididos atualmente em três corredores com armazenamento de profundidade dupla. São utilizados dois tamanhos diferentes de recipiente com as dimensões 600 x 400 milímetros e 465 x 315 milímetros e uma capacidade de carga de até 20 kg. Dentro de um total de quatro locais de trabalho de separação e preparação de pedidos é possível realizar o picking de várias encomendas, ou seja, a separação e preparação de componentes iguais para diversos pedidos em paralelo – o que representa uma vantagem de tempo decisiva na concorrência altamente competitiva. Além disso, estão disponíveis duas esteiras de transporte para a interligação da produção, doze locais de trabalho de embalagem primária e três linhas de saída de mercadorias. Os desempenhos de transporte são de 285 ciclos duplos por hora no armazém automatizado de peças pequenas, 400 recipientes por hora na separação e preparação de pedidos e na produção, e de 600 recipientes por hora na embalagem primária e no retorno de recipientes vazios.

Soluções de pequenas e médias empresas para as pequenas e médias empresas

Tarefas importantes para um fluxo de materiais sem falhas são realizadas com produtos optoeletrônicos. No armazém vertical com zonas de pré-armazenamento e área de separação e preparação de pedidos são utilizadas as soluções de produtos BCL 348i, AMS 348i e DDLS 500i da Leuze electronic. O leitor de códigos de barras fixo BCL 348i com interface Profinet integrada assume tarefas muito complexas neste projeto, em combinação com o sistema óptico de medição da distância AMS 348i. O leitor de códigos de barras é responsável pela identificação dos códigos de barras dos recipientes e seus conteúdos, enquanto o sistema de posicionamento a laser AMS garante o posicionamento dos transelevadores. DDLS 500 é a primeira barreira de luz óptica de transmissão de dados com servidor web integrado para um diagnóstico remoto em qualquer lugar do mundo. Ela permite que dados de redes industriais de partes móveis do sistema na tecnologia de transporte, como sistemas de armazenagem automática/transelevadores, pontes de guindaste de pórtico ou carros de deslocamento, sejam transmitidos sem fio e sem interferências, mesmo em grandes distâncias. A barreira de luz para a transmissão de dados serve para a transmissão óptica de dados de todos os protocolos de dados baseados em Ethernet – como, por exemplo, o Profinet utilizado na Bürkert – com uma velocidade de transmissão em tempo real de até 100 Mbit por segundo. «Neste projeto podemos ver que uma automação do armazém também faz sentido para pequenas e médias empresas», explica Josef Apfelbeck, Key Account Manager na Leuze electronic. «Não precisam ser usadas sempre apenas as aplicações grandes, com dezenas de milhares de itens no estoque.» Com certeza também não é uma desvantagem que os parceiros de projeto envolvidos, Bürkert, SITLog e Leuze, são todos de tamanho médio e até geridos pelos proprietários. «Isso facilita consideravelmente a compreensão mútua em certos assuntos e, com certeza, contribuiu para o sucesso do projeto», conta Apfelbeck.

Bürkert apresenta resultados intermediários positivos

A Bürkert está totalmente satisfeita com os resultados obtidos até agora. «Nossos clientes fazem encomendas cada vez mais frequentes, porém em quantidades sempre menores», diz Dahlheimer. «Com a solução implementada agora, nós reduzimos significativamente os tempos de processamento e atingimos tempos de entrega mais curtos para os clientes.» Um grande orgulho é também que a mudança para o novo local ocorreu com sucesso, com a operação em andamento e sem grandes interferências na qualidade da entrega – o que também representa um ganho para os parceiros de logística envolvidos.

Empresas envolvidas (textos das caixas)

Bürkert
A Bürkert Fluid Control Systems, com sede em Ingelfingen, no Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, é uma fabricante líder mundial de sistemas de medição, controle e regulagem para líquidos e gases. Com mais de 2.500 funcionários, dentre eles cerca de 1.600 na Alemanha, a empresa gerou em 2015 uma receita de aproximadamente 436,5 milhões de euros. Os produtos e sistemas são utilizados em várias áreas, em mais de 300 setores diferentes, desde a tecnologia cervejeira, a tecnologia laboratorial e médica, até a tecnologia espacial. A gama de produtos abrange eletroválvulas, válvulas de processo e análise, atuadores pneumáticos e sensores. Além da sede da empresa, em Ingelfingen, a Bürkert opera fábricas de produção em Criesbach, Gerabronn e Öhringen, bem como em Triembach-au-Val na região da Alsácia. Duas fábricas na China e nos EUA produzem principalmente para o respectivo mercado local. A empresa está representada mundialmente com subsidiárias em 36 países. Além disso, existem cinco fornecedores de sistemas para soluções personalizadas em Criesbach, Dresden, Menden (Sauerland), Charlotte, EUA e em Suzhou, China.

SITLog
A SITLog Steuerungs- und Informationstechnologie für Logistik GmbH, com sede em Altenstadt an der Waldnaab, na região administrativa de Oberpfalz, realiza como empreiteira geral, desde a sua fundação no ano de 2000, projetos de retroequipagem e sistemas novos na intralogística como integradora de sistemas e componentes individuais até soluções completas e prontas. As principais áreas de atuação da empresa familiar são a tecnologia de controle para o transporte e sistemas de armazenagem automática/transelevadores, o controle de gestão do armazém e fluxo de material, a visualização e a emulação, bem como o serviço e a manutenção. A SITLog oferece mais de 16 anos de experiência e apresenta acima de 200 sistemas de logística realizados. Quase 100 funcionários já trabalham para a empresa. Como empreiteira geral no setor da intralogística para sistemas novos e modernização, a SITLog assume a responsabilidade total por todos os equipamentos específicos do projeto, como estrutura de aço, teto e parede, sistema mecânico, tecnologia de controle e software.


Leuze electronic
A Leuze electronic é um dos líderes mundiais de inovação em sensores óticos, sendo conhecida internacionalmente como o principal fabricante e provedor de soluções na automação elétrica. O foco da empresa está na intralogística e indústria de embalagem, na indústria de máquinas-ferramenta e na indústria automotiva, bem como na tecnologia médica. Da gama de produtos fazem parte sensores de chaveamento e de medição, sistemas de identificação, soluções para o processamento de imagem e a transmissão de dados, bem como componentes e sistemas para a segurança no trabalho. A empresa fundada no ano de 1963, com sede em Owen, no Estado de Baden-Württemberg (Alemanha), dispõe de conhecimento técnico específico das aplicações e uma ampla experiência no setor. Mais de 1.000 colaboradores em 22 unidades trabalham com desenvolvimento, produção, vendas e assistência, contando com o suporte de mais de 40 parceiros de distribuição no mundo todo. O «Smart Sensor Business 4.0» da Leuze electronic oferece desenvolvimentos inovadores de produtos, soluções personalizadas e uma extensa oferta de serviços.

Produtos usados

  • Setor/área

  • Natureza da tarefa

  • Aplicação

     Bürkert aumenta o grau de automação em sua nova fábrica